quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Sub-Doshas de Pitta


As cinco formas de Pitta são responsáveis pelo metabolismo, digestão, enzimas, hormonas, pelo equilíbrio químico do corpo, transformação, produção de fogo, entendimento das ideias e visão.

1.    Pachaka Pitta

 É a forma do fogo que digere      as coisas, uma grande       fornalha presente em nosso        corpo representada pelas       enzimas digestivas, o ácido          clorídrico, a pepsina e o     suco digestivo intestinal. Está   localizado no estômago e             também na saliva na forma de     pictialina. Pachaka Pitta é      responsável pelo agni (fogo)        central do nosso corpo      (jathara agni), governando a       digestão no estômago. É   responsável pelo apetite e            pelos desejos. Transforma a comida em nutrientes e desperdícios. É aqui que   é mais provável Pitta acumular e causar problemas.
Sintomas de desequilíbrio: úlceras, indigestão, vícios, desejos, azia.
Óleos essenciais para restaurar o equilíbrio: aloé vera (na forma fresca à gel ou sumo, não existe óleo essencial), menta, coentros, cominhos, açafrão-da-índia, ferula, funcho.
Formas de aplicação dos óleos: compressas no estômago, como tempero de comida e bebidas.

 

2.    Ranjaka Pitta

É a forma do fogo que promove cor, está localizado no fígado e no esplénio. Ranjaka promove a cor a todos os tecidos do corpo, pele, cabelos, olhos, sangue, bile, fezes, urina etc. É também a inteligência que promove o equilíbrio químico do sangue e a distribuição de nutrientes pela corrente sanguínea e também a destruição das toxinas, sendo relacionado com a síntese de hemoglobina, com as células vermelhas e com a medula óssea.
Sintomas de desequilíbrio: irritabilidade, hostilidade, inflamações da pele, hepatite, anemia, fadiga crónica e colesterol alto, desordens no sangue, hipotensão arterial. Podemos observar o desequilíbrio de Ranjaka Pitta também através da esclerótica nos olhos – quando está amarelada, pode indicar intoxicação no fígado assim como raiva excessiva, emoção conectada a este SubDosha.
Óleos para restaurar o equilíbrio: rosa, madeira de sândalo, camomila, mirtilo, lavanda, erva-cidreira, coentro, amargoseira, milefólio, crisântemo, açafrão-da-índia, açafrão, madressilva.
Formas de aplicação dos óleos: compressas frias, como aditivo nas comidas e bebidas.

 

3.    Sadaka Pitta

Significa aquilo que completa e realiza (sad), está localizado no cérebro, manifestando-se nos neurotransmissores e no coração como parte do plexo cardíaco ou chakra do coração. É responsável por transformar as sensações em emoções e sentimentos, em aceder informações (memória, passado, experiências) e pela auto-estima. Permite a realização do intelecto e da inteligência. Sadhaka Pitta é o fogo que determina o que é verdade ou realidade sendo relacionado a nível inferior com a busca do prazer e a nível superior com a busca da realização espiritual. Esta energia mental, também é responsável pela digestão das impressões e ideias. Dá coragem, clareza nos pensamentos e contentamento.
 Sintomas de desequilíbrio: perda da clareza, confusão e desilusão, perda da capacidade de distinguir realidade e fantasia, perda de memória, indecisão e problemas cardíacos, enfarte do miocárdio, tristeza, esquecimento. A compreensão de Sadhaka Pitta é a compreensão de todo o complexo neuroquímico de nosso corpo.
Óleo essencial para restaurar o equilíbrio: cardamomo, rosa, madeira de sândalo, açafrão, Lotus, jasmim, gardénia,
Formas de aplicar os óleos: inalações, compressas no coração, unção do chakra

4.    Alochaka Pitta

Está presente nos olhos. É a forma do fogo que governa a percepção visual transforma a imagem óptica em sensação óptica. A expressão física de alochaka Pitta é chamada rodopsina (é uma proteína transmembranar que se encontra nos bastonetes, encontrados no epitélio pigmentar da retina dos olhos. É responsável pela visão monocromática no escuro.) no modelo biomédico ocidental, responsável por gerar impulso visual. Promove a percepção e digestão da luz e a percepção clara da mente e da alma. Está relacionado com as emoções através das lágrimas. Permite a utilização da luz pelo corpo estimulando directamente a glândula pinial.
Sintomas de desequilíbrio: conjuntivite, queimação nos olhos, fotofobia, confusão na percepção das coisas aparecem, olhos vermelhos e irritados, raiva.
Óleos essenciais para restaurar o equilíbrio: cânfora, ferula, crisântemo
Formas de aplicar os óleos: compressas frias nas pálpebras (não devem ser aplicados óleos essenciais nos olhos mesmo que diluídos, no entanto florais de agua são apropriados para este uso (rosa, mirtilo))

5.    Bhrajaka Pitta

Está localizado na pele e está relacionado com a nossa capacidade de sentirmos o que os outros sentem (ser objectivo). É responsável pela compleição, o brilho e o lustro da nossa pele, processando os óleos provenientes das glândulas sebáceas para nutrição da mesma. Promove a sensação do toque, da dor e a regulação da temperatura do corpo. Quando está em equilíbrio deixa a pele macia e brilhante
Sintomas de desequilíbrio: eczema, dermatites, acne e perda da sensibilidade táctil, inflamação da pele, furúnculos, cancro da pele, erupções cutâneas.
Óleos essenciais para restaurar o equilíbrio: camomila, menta, lavanda, rosa, milefólio, coentro
Formas de aplicar os óleos: óleos e loções de massagem, compressas frias, banhos frios ou mornos.

Sem comentários:

Enviar um comentário