quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Anatomia da Língua


A língua é um órgão cónico (em forma de cône) com grande mobilidade, formada por 17 músculos. É graça a esse músculos que são processados os alimentos que são ingeridos, é ainda o único músculo voluntário do corpo humano que não fadiga. Está relacionada com o sentido do paladar e ainda na fala.
É formada por 2 partes:
-        o corpo, situado dentro da cavidade bucal
-        a raiz, localizada entre a mandíbula e o osso hióide.
O corpo é ainda revestido por mucosa.
 A parte de cima da língua, o dorso, encontram-se papilas: valadas, filiformes, fungiformes e foliadas. Essas papilas contém calículos gustatórios que são receptores de sensação de gosto (com excepção das filiformes). As papilas fungirformes, aquelas situadas na ponta da língua estão relacionadas com o sabo doce e aquelas situadas nos lados da ponta estão relacionadas com o sabor salgado. As papilas foliadas estão relacionadas com o sabor amargo, e as papilas valadas
 para o azedo.

O nervo facial é o responsavel pela inervação das papilas
 A língua é conectada com o palato pelo arco palatoglosso e com a epiglte pela prega glossoepiglótiva mediana. Existem em ambos dos lados desta prega, depressões de profundidade variavel, as valéculas epiglóticas.

Os músculos intrínsecos da língua, são compostos de feixe longitudinal, transverso e vertical. As fibras longitudinais situam-se nas divisões superior e inferor da língua, acima e abaixo do longo segundo segmento músculo estiloglosso, e correm para a ponta da língua. As fibras transversas, pela sua maior parte, tem como origem o septo lingual do qual saiam feixes transversos que correm lateralmente junto com feixes de outros músculos intrínsecos. As fibras verticais estendem-se por entre as superfícies superior e inferior da língua, principalmente perto da sua borda lateral.
O músculo longitudinal inferior enrola a língua e é lateral ao músculo genioglosso. O músculo longitudinal superior é um músculo ímpar que recobre os outros músculos e levanta a ponta da língua para trás. Os músculos longitudinais alcançam posteriormente o corno menor hióide.

Da mesma forma que existem músculos intrísecos, existem músculos extrínsecos que necessitam ser mencionados afim de compreender a estrutura da língua. Inseram-se nesse grupo o genioglosso, o geniohióide, o milohióide, o palatoglosso, o estiloglosso e hioglosso.
O genioglosso é o músculo mais forte, faze parte da espinha mentoniana superior. Os músculos de ambos dos lados formam uma placa separado por um septo fibroso. As fibras anteriores são verticais de sua origem até a ponta da língua e o seu terço médio. As fibras posteriores são horizontais para o terço superior e as fbras intermediária espalham-se entre as margens horizontais e verticais.
O geniohióide começa acima da extremidade anterior da linha milohioidea na superfície nterna da mandíbula. É inverado pelo nervo hipoglosso que puxa o hióide para cima, para frente ou tração na mandibula para baixo e para trás.
O milohióide forma o assoalho da cavidade oral. É um elevador da língua e é inervada pelo nervo milohióide.                                                                                                                         

O palatoglosso é um músculo que age como um esfincter que separa a cavidade oral da faríngea, na deglutição e na fala. Parte da superficie interior da aponeurose palatina e é inervado pelo nervo e plexo faringeo vago.
O estiloglosso é o músculo retrator e elevador da língua. Parte da superficie anterior do processo estilóide podendo estender-se ao ligamento estilomandibular.
O hioglosso é músculo depressor da língua, parte da borda superior do corno maior do osso hióide e da lateral do seur corpo e corno menor.

1 comentário:

  1. A maioria dos calículos gustatórios das papilas folhadas degeneram-se no início da infância, conforme Tortora (2013).

    ResponderEliminar