quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Cabelos


Os cabelos, do latim capillus, são os pêlos que crescem no couro cabeludo (parte superior da cabeça do corpo humano). Cada pessoa adulta tem cerca de 3,5 milhões de cabelos, que crescem cerca de 1cêntimetro por mês. Os cabelos diferenciam-se dos pêlos comuns pela sua elevadíssima concentração por área e pelo seu desenvolvimento em comprimento.
         O cabelo é constituido essencialmente por células mortas queratinizadas.
         Os cabelos podem adquirir várias formas e cores, sendo estas determinadas geneticamente. Quanto à forma podem ser lisos, ondulados, encaracolados ou crespos, sendo determinada pela orientação do folículo piloso. A cor é determinada pela concentração de melanina, sendo que quanto maior a concentração deste pigmento mais escuro será o cabelo.
         Além da função estética, o cabelo também funciona como isolante térmico, protegendo a cabeça das radiações solares e da abrasão mecânica, assim como é indicador de diversas doenças. Quando há alguma alteração a nível interno o cabelo é um dos pontos onde se vai notar, pois a sua estrutura fica alterada.
         O cabelo tem ligação com vários sistemas do corpo humano, principalmente com o sistema nervoso, circulatório e imunitário.
         Além dos factores internos o cabelo está constantemente exposto a agressões externas como o fumo, a poluição, o sol, os compostos químicos dos champôs, amaciadores, lacas, tintas e algumas técnicas de cabeleireiro, como os secadores.

Através da observação do aspecto do cabelo podemos observar vários aspectos como:
·        Cabelos sem brilho – podem indicar carência de metionona e cisteína, dois aminoácidos que melhoram a qualidade, textura e crescimento do cabelo;
·        Cabelos espigados – estão geralmente associados à falta de sílicio;
·        Cabelos muito finos – deve-se à carência de vitamina B6 e zinco;
·        Queda de cabelo ou alopécia – pode ser devido à falta de ácidos gordos essenciais ómega 3 e ómega 6, biotina, vitamina B2 ou zinco.

Como já foi referido anteriormente o estado do cabelo depende muito da condição interna do organismo. Um parâmetro determinante para o estado do cabelo é o pH do organismo. Assim, uma constituição predominantemente alcalina proporciona cabelos grossos e que dificilmente ficam brancos. Uma constituição maioritariamente ácida é propícia ao desenvolvimento de cabelos finos e fracos, assim como proporciona a calvicie.

Cabelos pretos, secos, carapinha e quabradiços são característicos de indivíduos que tenham como dosha predominante Vata. Quando o dosha predominante é Pitta a pessoa apresenta um cabelo mais macio, oleoso, com cores mais claras como o loiro ou russo e tem tendência a ficar grisalho precocemente. Individuos cujo dosha predominante seja Kapha tem tendência a apresentar cabelos mais grossos, oleosos, ondulados podendo tanto ser claros como escuros.

Sem comentários:

Enviar um comentário