quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Lábios


Correspondência com os Doshas:
Vata geralmente tem lábios finos, secos e ásperos, que indicam desidratação, sendo está uma característica deste dosha.
Os lábios Kapha são grossos mas suaves, oleosos, pálidos ou esbranquiçados.
A Pitta estão associados lábios vermelhos, constantemente inflamados, podendo por vezes também apresentar uma coloração mais amarelada.

         Na análise dos lábios é importante ter em atenção que o seu aspecto muda conforme a alimentação e o estilo de vida, e além disso, com a idade há a tendência para os lábios ficarem mais finos, sendo este tipo muito comum nos idosos.

Em relacção aos lábios devemos avaliar a sua espessura, a sua cor e a sua hidratação.

Quanto há espessura temos:
Lábios espessos ou lábios cheios são sinónimo de sensibilidade, no entanto, lábios muito espessos ou edemaciados podem mostrar dificuldades digestivas.
Lábios finos são característicos de pessoas com bastante vitalidade e que têm dificuldade em discontrair e em perder o controlo.

No que se refere à cor ou tonalidade dos lábios pode fazer-se as seguintes correspondências:
Lábios claros ou brancos podem indicar-nos falta de vitalidade física ou anemia.
Lábios escuros geralmente indicam-nos uma acumulação de gordura no organismo, estando associados a níveis elevados de colesterol e triglicéridos.
No caso de lábios mais vermelhos indicam-nos que o sistema digestivo pode estar perante algum tipo de inflamação ou infecção.


Outro dos factores que se deve ter em atenção é ao grau de hidratação dos lábios, pois quando apresentam peles quebradiças estão associados a uma desidratação do organismo. Caso estejam extremamente hidratados, ficando até oleosos, indicam-nos um estado de humidade interna extrema.





Além destas indicações do estado geral dos lábios, devemos ter em conta que cada área dos mesmos corresponde a um determinado órgão, como indica o esquema (fig.3). Assim, o aparecimento de determinados sinais ou alterações em determinada área do lábio está relaccionada com alterações no órgão correspondente.
Fig. 3 – Representação dos órgãos nos lábios

Sem comentários:

Enviar um comentário