quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Nariz


O nariz está localizado no centro do rosto e é a extremidade mais distante do plano frontal do corpo, estabelecendo a fronteira com o mundo exterior, sendo por isso muitas vezes denominado a “colina mais alta”.

Mentalmente este órgão está intimamente ligado ao ego, muitos dos gestos que se fazem inconscientemente ou expressões populares remetem para essa associação.

         A forma do nariz também está associada ao dosha que a pessoa tem em predominio, sendo que indivíduos Vata geralmente apresentam o septum desviado e consequentemente uma forma desigual. Quando o dosha predominante é Pitta o nariz é tendencialmente longo, pontiagudo e apresenta a ponta vermelha. Em indivíduos Kapha geralmente o nariz é curto, redondo e apresenta a ponta rosada.

Visto ser o nariz a extremidade do sistema respiratório dá-nos bastante informação de como se encontra este sistema. Assim, pessoas que tenham narinas bem desenvolvidas mostram ter pulmões fortes, uma vez que têm boa capacidade de inspiração. Pelo contrário, um nariz pequeno está associado a pulmões fracos; no caso de o nariz ser curto, estas pessoas têm uma tendência a ter uma falha cardíaca ou estreitamento da aorta.

Como vimos anteriormente a ponta do nariz também reflecte o estado do coração, sendo que quando este está perturbado reflecte-se com o inchaço e os vasos sanguíneos ficam bem visíveis.

Por outro lado quando esta estrutura se encontra inchada, oleosa e brilhante indica-nos um consumo excessivo de proteína animal.

Na ponta do nariz podem surgir alterações na coloração, assim como pequenas sombras de determinadas cores. Quando esta estrutura apresenta tonalidades claras estão relaccionadas com alterações a nível da circulação, sendo que quando a coloração é esbranquiçada acusa temperaturas e pressões baixas. No caso da coloração ser amarelo-avermelhado está em muitos casos associada a febre. Quando se nota uma tonalidade amarelada pode indicar-nos problemas a nível intestinal, muitas vezes prisão de ventre. Por vezes pode apresentar tonalidades mais escuras, como o esverdeado, associado a doenças crónicas; o verde escurecido está geralmente associado a processos de dor; quando a tonalidade se torna mais escura indica-nos um quadro de cansaço e stress extremo.

Sem comentários:

Enviar um comentário