quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Os Subdoshas de Vata


v  Os SubDoshas de Vata (Vata Vayus)

Cada uma destas formas controla o movimento dos nervos, músculos e sangue nos vasos numa parte específica do corpo.
É a nossa força vital. Está localizada no cérebro, na cabeça e no peito. É a forma do ar em nosso organismo responsável pela inalação, o movimento da mente, pensamentos, sentimentos, emoções e percepção. Tem o movimento para dentro, introspectivo. Coordena os sentidos, a coerência de pensamento a atenção e a estrada de conhecimento a nível superior do Eu. Quando praticamos pranayama (exercícios respiratórios), estamos praticando o controle de prana que gera a capacidade de desconectar a mente e os sentidos levando á introspecção. Quase todas as doenças têm um pouco a quebra do prana vata, por isso os exercícios respiratórios e a aromoterapia podem ter um papel importante no processo de cura. A nossa sociedade que faz com andemos sempre agitados e a correr de um lado para o outro, que nos bombardeia com informação levando a um excesso de estimulação faz com que inconscientemente baixemos a nossa respiração e consequentemente haja uma diminuição na nossa força vital. Por exemplo quando as pessoas estão a ver televisão, em que recebem uma enorme quantidade de estímulos visuais e auditivos mas mal respiram.
Sintomas de desequilíbrio: preocupação, ansiedade, insónias, asma, enxaquecas, rouquidão, soluços, garganta seca, tuberculose, falta de ar, desidratação, emagrecimento, memoria fraca, senilidade, batimentos cardíacos irregulares, perda de voz, sinusite, medo, raiva, fadiga, Parkinson, epilepsia.  
Óleos essenciais para restaurar o equilíbrio: canela, madeira de sândalo, alecrim, mirtilho, hissopo, angélica, cardamomo, laranja
Modo de aplicar os óleos essenciais: inalações, aplicar gotas no nariz, compressas, como tempero na comida ou chá

2.    Udana Vata

Está concentrada nos pulmões e na garganta. Movimenta o ar para cima e para fora. Esta energia é responsável pela exalação e faz a manutenção da saúde e vivacidade da pele e da compleição e está relacionado com a tiróide e o quinto chakra (Vishuda), ligados a nossa expressão tanto verbal quanto existencial. Promove a força física e cria um intelecto e memoria fortes. Permite a libertação das emoções e perdoar.
Sintomas de desequilíbrio: olhos secos, garganta seca, amigdalite, falta de          entusiasmo, fraqueza, desequilíbrios da tiróide, cancro, fadiga, problemas na fala, tosse seca, dores de ouvido, gaguez, excesso de excitação, aumento ou diminuição da actividade na circulação energética no Vishuda. Um óptimo tratamento para desequilíbrios Udana é cantar.
Óleos essenciais para restaurar o equilíbrio: camomila, badiana, énula-campana (apenas inalações)
Modo de aplicar os óleos essenciais: inalações, compressas, gargarejos

3.    Samana Vata

É responsável pelo movimento da comida no estômago e intestino delgado através dos movimentos peristálticos. É considerado a inteligência que controla tudo na digestão, a inteligência do intestino em separar o que é alimento e o que será excretado pelo organismo. Em nível subtil Samana, que também significa equilíbrio, tem a função de converter o Não-Eu no Eu e faz a conexão entre a parte superior e inferior do ser humano ou corpo e espírito. Permite o equilíbrio entre a mente e as emoções. É responsável pela sensação de fome e está intimamente conectado com agni (fogo digestivo), pois estimula a secreção do suco e enzimas digestivas, assim como a excreção da bile
Sintomas de desequilíbrio: movimentação muito lenta ou muito rápida da comida no sistema digestivo, indigestão, diarreia, flatulência, assimilação inadequada de nutrientes, desidratação, pouca energia, perda de apetite.
Óleos essenciais para restaurar o equilíbrio: valeriana, funcho, noz-moscada, cravo-da-índia, manjericão, gengibre, açafrão-da-índia, cominhos,
Forma de aplicação dos óleos: compressas, como tempero de comidas e bebidas.

4.    Vyana Vata

Pode ser encontrado em todo o corpo. É a forma de Vata que dispersa o ar, está no coração, no sistema circulatório e governa a contracção e dilatação dos vasos sanguíneos, é também responsável pela manutenção do ritmo cardíaco, pela transpiração, pelo bocejar e pela sensação de toque. Como espalha e controla a energia que circula no corpo (através do sistema nervoso e sistema circulatório), Vyana comanda também a nutrição e a remoção dos detritos. Relaciona-se com a capacidade de andar e se movimentar do corpo e sai pela palma dos pés e das mãos.,
Sintomas de desequilíbrio: estalar das articulações, artrite, nervosismo, pestanejar frequente, batimentos cardíacos irregulares, dificuldade na movimentação, varizes, estagnação de sangue, circulação lenta, pernas inquietas, extremidades frias e edema.
Óleos essenciais para restaurar o equilíbrio: mirra, cânfora, cardamomo, eucalipto, valeriana, canela 
Forma de aplicação dos óleos: banhos, loções de massagem, através da comida e bebida

5.    Apana Vata

É responsável pela excreção dos resíduos de comida, pela menstruação, ejaculação e parto. É responsável pelo crescimento do feto.
 Tem movimento para baixo e controla todo o processo de excreção de urina, fezes e menstruação pelo corpo. Encontra-se nos testículos, próstata e uretra no homem, no útero e vagina na mulher e principalmente no intestino grosso. Regula a função renal, a ovulação e movimento dos espermatozóides sendo relacionado com fecundação, é responsável pela ejaculação e crescimento do feto. Está ainda nos movimentos do nervo ciático na parte mais inferior do corpo. É também responsável pela absorção de minerais pelo cólon (relação também com os ossos e a osteoporose).
Sintomas de desequilíbrio: obstipação, diarreia, diabetes, desordens menstruais, dismenorréia (cólicas menstruais), disfunção sexual, dores lombares, parto difícil, nascimento do bebe já morto, problemas no trato urinário e genital como retenção de urina, dor no acto sexual, ejaculação precoce e orgasmo prematuro.
Óleos essenciais para restaurar o equilíbrio: gengibre, alho, canela, tília, limão, cebola, salsa, assa-fétida, manjericão
Forma de aplicação dos óleos: compressas, enema (clister), banhos de assento, duches.

Sem comentários:

Enviar um comentário