quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Pitta


Neste dosha a água e o fogo são os elementos dominantes. Pita representa a combustão do fogo.

Características físicas: as pessoas Pitta têm uma estrutura corporal mediana e uma boa musculatura. Têm um metabolismo rápido, uma sede excessiva e têm sempre muita fome. O seu peso flutua muito, tanto ganham como o perdem com muita facilidade, mas se quiserem conseguem manter um peso saudável com igual facilidade, só têm tendência ao excesso de peso se o dosha estiver em desequilíbrio. Os seus olhos são brilhantes e normalmente perdem o seu cabelo tende a perder a cor cedo, assim como a queda precoce do cabelo também pode ser um problema, têm uma pele oleosa (por vezes mista) e com sardas ou manchas. São pessoas que suam muito.

Características psicológicas: são pessoas empreendedoras, intolerantes, competitivas e de temperamento muito intenso. Tendem a ter sentimentos como a raiva. As pessoas Pitta são questionadoras e tendem a argumentar muito e gostam de uma boa discussão possuindo uma inteligência muito aguçada.
Como Pitta vem de fogo as pessoas desta constituição são quentes e de forte magnetismo pessoal. São intensos e apaixonados, apesar de serem de fogo não suportam temperaturas muito elevadas (provavelmente já por elas serem muito quentes). Reagem ao mundo através da visão dando extrema importância à beleza das coisas. São bastante inteligentes e costumam trabalhar com um objectivo em mente, por isso dão bons lideres o que normalmente lhes permite ganhar grandes somas de dinheiro. Gostam das coisas boas da vida. São mentalmente muito rápidas e criativas e normalmente são estáveis a nível mental.

Energeticamente: são pessoas equilibradas: nem andam sempre a correr nem são letárgicas ficando-se pelo meio-termo. Elas são medianamente activas e não estão muito à vontade com a ideia de trabalho árduo. Em relação ao sono são também de um meio-termo: conseguem dormir bem e gostam de dormir, mas por outro lado não gostam de passar o dia inteiro na cama

Alimentação: Aromas, especiarias e dieta com características doce, amarga, fresca e adstringente ajudam a equilibrar este biótipo.
Devem comer frutas sumarentas já que estas tendem a acalmar o fogo dos Pitta, assim como o Ghee que deve ser usado para cozinhar. As comidas muito picantes devem ser evitadas. A comida e bebida devem ter a propriedade de arrefecer mas não devem ser ingeridas frias. As gorduras saudáveis podem ser ingeridas, mas sempre com moderação.


Bebidas: água mineral

Massala Pitta: Fresca, depurativa e aromática
Ingredientes orgânicos:
13 Coentro em pó ou grãos
1 Cominho em pó ou grãos
13 curcuma
½ Feno greco em pó ou grãos
1 ½ Nos moscada em pó
3 Alecrim em pó ou erva seca
Ghee (manteiga clarificada) para refogar

Quando está em desequilíbrio: pessoas de Pitta tendem a desequilíbrios orgânicos e inflamatórios. Por isso desenvolve doenças inflamatórias ligadas ao calor como a gastrite, queimação, psoríase, acne, hepatite e artrite. É muito comum terem diarreias frequentes, odor forte no suor, irritabilidade quando ficam muito tempo sem comer e intolerância a alimentos muito gordurosos.
Aumento de Pitta: azia e sensações de queimadura, febre, insónias, sede excessiva, frustração, ódio e inveja, orgulho e raiva, problemas em manter uma conversa.
Diminuição de Pitta: perda de temperatura corporal, indigestão, perda do brilho da pele, garganta seca, conjuntivites, movimentos intestinais irregulares.

Funções que governa no corpo humano: Pitta é responsável pelo metabolismo e por tudo o que envolve transformação (como por exemplo a digestão dos alimentos). O seu órgão sede é o intestino delgado e pode ser encontrado nos olhos, oleosidade da pele, sangue, fígado, vesícula biliar, glândulas sebáceas, suor e no estômago na forma das enzimas digestivas

Atributos: quente, leve, penetrante, oleoso, móvel e líquido

Óleos: hortelã-pimenta, capim-limão, ferula

Sem comentários:

Enviar um comentário