quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Fundamentos Anatómicos e Fisiológicos: A Pele


O sistema tegumentar é constituído pela pele, pêlos, unhas e uma variedade de glândulas. É o maior sistema do organismo humano, sendo que cobre todo o corpo, isolando-o e protegendo-o do meio exterior.
         As suas funções incluem: sensibilidade, regulação da temperatura, produção de vitamina D e excreção de pequenas quantidades de produtos de eliminação.
·        Hipoderme
   é um tecido conjuntivo laxo, que contém fibras de colagénio e elastina, localizado sob a derme
   fixa a pele às estruturas subjacentes e é um local de armazenamento de gordura
·        Pele
   constituída pela derme e pela epiderme
   Derme – constituída por tecido conjuntivo, divide-se em duas camadas:
Ø Camada reticular – é a principal, sendo formada por tecido conjuntivo denso irregular, que consiste principalmente em colagénio
Ø Camada papilar – tem projecção, designadas por papilas e é constituída por tecido conjuntivo laxo, bem irrigado por capilares.
   Epiderme – é constituída por epitélio pavimentoso estratificado, dividido em 5 camadas:
Ø  Camada basal – composta por queratinócitos que produzem as células das camadas mais superficiais;
Ø  Camada espinhosa – composta por várias fiadas de células unidas por desmossomas;
Ø  Camada granulosa – constituída por células repletas de grânulos de queratohialina. É nesta camada que as células morrem;
Ø  Camada translúcida – camada de células mortas transparentes
Ø  Camada córnea – constituída por muitas camadas de células pavimentosas mortas, sendo que as mais superficiais descamam;


ü  Na epiderme ocorre um processo em que as células vivas da camada basal se transformam em células pavimentosas mortas da camada córnea – queratinização.
As células queratinizadas estão repletas de queratina e possuem um invólucro proteico, que lhes conferem uma certa resistência.

§  Pele fina e pele espessa:
Um indivíduo possui diferentes espessuras de pele, dependento do local do corpo. Assim, a pele espessa, possui as cinco camadas epiteliais e é nesta que se encontram as impressões digitais e plantares. A pele fina, contém menos fiadas de células por camada, e a camada translúcida está geralmente ausente.


Ø  Glândulas associadas à pele
Na pele estão presentes dois tipos de glândulas.
·        Glândulas sebáceas – produzem sebo, que engorda o pêlo e a superfície da pele;
·        Glândulas sudoríparas – produzem suor que arrefece o corpo e uma secreção orgânica que pode ser degradada por bactérias e originar o odor corporal


Ø  Funções da pele:
o   Protecção
A pele por ser um órgão que reveste todo o corpo protege-o contra a abrasão e da luz ultravioleta, evita a entrada de microorganismos, ajuda a regular a temperatura corporal e previne a perda de água;
o   Sensação
A pele possui receptores sensoriais para a dor, tacto, calor, frio e pressão. Estes receptores permitem uma resposta adequada ao meio ambiente.
o   Regulação da temperatura
Através de vários mecanismos a pele é responsável pela regulação da temperatura corporal. Assim, através da dilatação e contracção dos vasos sanguíneos controla a perda de calor do corpo. As glândulas sudoríparas produzem suor que se evapora e faz baixar a temperatura do corpo.
o   Produção de vitaminaD
A pele quando exposta à luz ultravioleta produz colecalciferol, que é modificado no fígado e depois nos rins para formar vitaminaD activa.
o   Excreção
A pele é um dos quatro emunctórios, possui glândulas cutâneas que removem pequenas quantidades de produtos de excreção, tais como a ureia, ácido úrico, amoníaco.
(adaptado de SEELEY, Rod R.; STEPHENS, Trent D.; TATE, Philip, Anatomia & Fisiologia, Loures: Lusociência, 2007.)

Sem comentários:

Enviar um comentário