quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Orelhas


A orelha ou pavilhão auricular é a parte carnuda do ouvido externo, no exterior da cabeça. É constituida essencialmente por cartilagem elástica, coberta de pele.
         A sua forma contribui para a recolha do som e orienta-o para o canal auditivo.
As orelhas são mais um elemento que contribui para a identificação do dosha predominante, características psicológicas, assim como também nos dão importantes informações para diagnóstico.

Na análise das orelhas observamos aspectos como a sua textura, coloração, forma/tamanho, transparência/opacidade.

A primeira característica que observamos quando olhamos para a orelha é o seu tamanho. Assim, uma orelha grande, com um grande e grosso lóbulo é característica de pessoas obesas e alertam-nos para a tendência destas pessoas desenvolverem apoplexia. Pelo contrário, orelhas pequenas e finas são características de pessoas muito magras com tendêndia para anorexia, podendo também indicar problemas cardíacos.

Quando à textura, quando nos apresentam uma orelha áspera e dura é indicação de um bom estado de saúde.

         No que se refere à coloração esta deve ser uniforme e de acordo com o tom da pele, sendo que qualquer cor anormal nesta estrutura indica-nos problemas ao nível do sistema circulatório. Quando a orelha ao ser friccionada não ficar vermelha indica-nos um possível estado de anemia.
Se a orelha apresentar uma coloração azulada, ferimentos que se assemelham a úlceras e inchadas são características correspondentes a pessoas com problemas de diabetes.

Se a orelha for um pouco transparente, de tal forma que se notam os vasos sanguíneos indica-nos tendência para doenças respiratórias.

Sem comentários:

Enviar um comentário