quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Doshas


Existem três doshas diferentes dependendo da proporção dos cinco elementos existente no corpo humano, eles são a combinação de dois elementos sendo um principal e outro secundário. Os três Doshas são: Vata (ar e éter), Pitta (fogo e água) e Kapha (água e terra).
Todas as actividades do universo têm três funções base: criação, organização e destruição. O equilíbrio destas funções permite a manutenção da saúde.
Cada Dosha possui características diferentes e são estas que vão definir o funcionamento de todo o corpo humano. Tudo o que se passa no nosso corpo desde a nossa estrutura física até à forma como nos relacionamos com o mundo é definido pela nossa constituição base, pelo nosso Dosha. Eles são responsáveis pela formação dos tecidos e pela eliminação dos desperdícios do nosso organismo. O Dosha é como o ADN mas para a parte energética do ser humano.
Por isso é importante que antes de qualquer outra coisa o terapeuta descubra qual é o Dosha do paciente, pois a constituição base do paciente vai ter uma grande importância para se chegar ao diagnóstico e terapias correctas.
A nossa constituição é determinada pelos doshas dos nossos pais na altura da nossa concepção, e cada indivíduo nasce no estado prakruthi, isto é, nascemos com níveis dos três doshas que são adequados para nós.
O Dosha com que nascemos é para toda a vida e não pode ser alterado, no entanto quando existe um desequilíbrio acentuado a pessoa pode apresentar características de outros doshas. De salientar que todos nós nascemos com os três Doshas, no entanto estão combinados em proporções únicas, quando há predominância de um deles diz-se que são biótipos puros e quando há dois que dominam diz-se que são biótipos mistos.
O equilíbrio dos três Doshas não é estável e está constantemente a alterar-se. Os Doshas aumentam ou diminuem levando ao desequilíbrio, este desequilíbrio não só causa problemas de saúde como afecta negativamente a mente e as emoções.
Existem dois tipos de desequilíbrios os naturais e os não naturais.
Os desequilíbrios naturais são aqueles causados pelo tempo e envelhecimento e não causam problemas sérios (exemplo: alteração dos Doshas ao longo do dia, nas diferentes estações).
Os desequilíbrios não naturais são causados por dieta e estilo de vida inapropriado, vírus, parasitas, traumas.
Os três doshas podem combinar-se entre si formando outros biótopos: Vata-Pitta, Vata-Kapha, Pitta-Vata, Pitta-Kapha, Kapha-Vata, Kapha-Pitta e Vata-Pitta-Kapha.

Sem comentários:

Enviar um comentário