quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Os Sub-Doshas de Kapha


As cinco formas de kapha são responsáveis pela manutenção dos tecidos e estruturas, os fluidos e a lubrificação, estabilidade, firmeza, flexibilidade e frescura do corpo.

1.    Avalambaka Kapha

Significa aquilo que dá        suporte. Responsável pela integridade funcional, este SubDosha está presente no sistema cardiovascular e respiratório (no coração e revestimento do pulmão (pleura)). Representado pelas secreções brônquicas e pelo fluido pericardial (a perda destes fluidos é uma experiência extremamente dolorosa), ajuda nas trocas gasosas, protege os pulmões e os alvéolos (permeabilidade) e protege o músculo cardíaco. Dá força às costas, ao peito, ao coração e dá flexibilidade ao corpo. Coragem, compaixão, confiança e amor são qualidades promovidos também por este SubDosha.
Sintomas de desequilíbrio: provoca sensação de peso no peito, ansiedade, apego, letargia, dores lombares, bronquite, asma, enfisema pulmonar e pneumonia.
Óleos essenciais para restaurar o equilíbrio: cardamomo, laranja, cálamo, gengibre, hissopo, énula-campana, eucalipto, salva
Formas de aplicar os óleos: inalações, compressas e óleos de massagem

2.    Kledaka Kapha

É a forma de Kapha que promove o humedecimento ou lubrificação no trato gastro-intestinal, podendo ser representado pelo muco que reveste e protege as paredes do estômago contra a corrosibilidade dos sucos digestivos (protege de uma digestão Pitta). Kleda significa hidratação, liquefacção e promove a hidratação de todas as células e tecidos e providencia energia para a pessoa após o consumo de alimentos. Em equilíbrio, kledaka promove contentamento, satisfação e a necessidade de pequenas quantidades de alimentos.
Sintomas de desequilíbrio: ansiedade, insegurança, sentimento de solidão e necessidade de ingerir grandes quantidades de alimentos.
Digestão lenta, excesso de muco no estômago, sensação de enfartamento.
Óleos essenciais para restaurar o equilíbrio: gengibre, canela, casca de laranja, orégão, tomilho, cravo-da-índia,
Formas de aplicar os óleos: compressas, como tempero de comidas e bebidas.

3.    Tarpaka Kapha

Significa a forma da água que produz contentamento, está presente no cérebro, medula espinhal (fluidos), bainha de mielina e meninges. É responsável pelas células cerebrais, pela protecção dos impulsos nervosos que transitam de um neurónio para o outro, pela capacidade de gravar e reter informações e consequentemente pela memória. Está presente nas moléculas de DNA na forma da nossa memória biológica. Tarpaka kapha ainda pode ser conectado ao sentimento de felicidade, ao contentamento a estabilidade e a busca pela felicidade interior. Lubrifica a cavidade nasal e os seios nasais, fornece clareza sensorial, perceptiva e espiritual e a sensação de unificação com o que é divino.
Sintomas de desequilíbrio: paralisias, doença de Parkinson, tumores cerebrais, perda de memória e desequilíbrios psiquiátricos como esquizofrenia, irritação dos seios nasais, enxaquecas, perda do olfacto, irritabilidade.
Óleos essenciais para restaurar o equilíbrio: manjericão, eucalipto, énula-campana (apenas para inalação), cânfora e alecrim
Formas de aplicar os óleos: inalações, nasya (administração de medicamento em forma de pó ou óleo na cavidade nasal), Shirodhara (consiste na aplicação de um fluxo continuo de óleo morno entre as sobrancelhas (Aina Chakra))

4.    Bodhaka Kapha

Está presente na boca, glândulas salivares, língua, nos fluidos digestivos e na glândula parótida. É responsável pela produção de saliva e pela captação do sabor (paladar), o paladar é especialmente importante para as pessoas do tipo kapha o que pode levar à excessiva ingestão de comida, à inactividade do paladar e consequente desequilíbrio. Lubrifica as amígdalas, a epiglote, as cordas vocais e boca. É o primeiro SubDosha de kapha que se desequilibra. Em níveis mais subtis, bodhaka kapha é responsável pelo conhecimento, pela capacidade de se fazer compreender e pelo refinamento de sentir os prazeres da vida.
Sintomas de desequilíbrio: obesidade, congestão, diabetes, sensibilidade à comida, enfraquecimento das papilas gustativas e da secreção de saliva pelas glândulas salivares, enfraquece a captação dos sabores (por isso a necessidade de comer mais) e aumenta o sentimento de apego.
Óleos essenciais para restaurar o equilíbrio: cardamomo, cânfora, eucalipto, gengibre, cálamo, ferula, mirra
Formas de aplicar os óleos: através de lavagens da boca, como tempero nas comidas e bebidas

 

5.    Slesaka Kapha

Presente nas articulações, é o líquido que promove protecção e lubrificação nas articulações facilitando os movimentos. Promove força aos ligamentos e suporte a todo o sistema esquelético. Agravação ou excesso leva a articulações soltas, inchadas e fracas.
Sintomas de desequilíbrio: Artrites degenerativas, dores ciáticas, artrites reumatóides e articulações rígidas e barulhentas, articulações soltas, inchaço, movimentos lentos e dolorosos
Óleos para restaurar o equilíbrio: gengibre, eucalipto, açafrão-da-índia, canela, zimbro, cipreste
Formas de aplicar os óleos: compressas quentes, óleos de massagem (misturas usando o óleo de mostarda como base), banhos, saunas

Sem comentários:

Enviar um comentário