quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Cor da Pele


A melanina é o pigmento responsável pela coloração da pele. É produzida em células especializadas, os melanócitos, dentro dos melanossomas, que depois a transferem para os queratinócitos.
A cor da pele é determinada pelo tamanho e distribuição dos melanossomas.
A produção de melanina é determinada geneticamente, no entanto, pode ser influenciada por hormonas e pela radiação ultra-violeta.

Consoante o local onde se nasce e/ou vive há uma tonalidade de pele comum, no entanto varia de pessoa para pessoa, sendo que não há duas pessoas com o mesmo tom de pele. Independentemente da tonalidade ou raça de cada um, existem determinadas cores ou “tons/sombras” que nos podem indicar determinados problemas.

Vermelho – indica problemas de coração, intestino delgado ou sistema circulatório.
Esta tonalidade é originada pela expansão dos capilares sanguíneos, podendo estar relacionada com o consumo excessivo de álcool, açúcar e especiarias.

Amarelo – está geralmente associada a problemas de fígado, vesícula biliar, pâncreas e rins.
É geralmente provocado por um consumo excessivo de produtos animais e em alguns casos de vegetais com betacaroteno (pigmento vegetal).

Branco – indica problemas de baço e sistema linfático, no caso de ser um branco brilhante. Caso seja branco pálido relaciona-se com pulmões ou anemia.
Esta tonalidade é gerada pela contracção dos capilares sanguíneos, provocada pelo excesso de sal e minerais ou produtos animais, especialmente lacticínios.

Castanho – pode demonstrar problemas digestivos e/ou de rins, sendo causado pelo excesso de proteínas e açúcar.

Roxo – indica problemas do sistema nervoso e endócrino, assim como problemas pulmonares e circulatórios; é provocado pela diminuição do conteúdo de oxigénio no sangue, sendo influenciado pelo consumo excessivo de açúcar, medicamentos, drogas ou álcool.

Cinzento – está associado a desordens hepáticas, ligadas a uma alimentação muito desequilibrada.

Escuro – surge principalmente em volta da boca ou dos olhos, estando associada aos rins e/ou órgãos reprodutores e/ou glândulas supra-renais;

Verde – aparece sobre a forma de “sombra” ou nuance e reflecte problemas mais graves de saúde, como doenças degenerativas ou cancro.
Correspondência com os doshas
Fazendo uma correspondência do tipo de pele com cada dosha, podemos notar que pessoas que tenham como dosha predominante o Vata, apresentam geralmente uma pele seca, áspera e/ou rachada. Individuos em que predomina Pitta, a pele apresenta verrugas ou sardas, é suave, oleosa, quente, húmida  e facilmente irritável. No caso de indivíduos cujo dosha prodominante seja Kapha a pele é suave, mas muito oleosa, húmida e fria.

Sem comentários:

Enviar um comentário