quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Druga Pariksha - Diagnóstico pelos Olhos e Sobrancelhas


Os olhos são considerados “os espelhos da alma” ou também “as fontes das montanhas”, uma vez que nos revelam o estado da mente. Geralmente considera-se que uns olhos saudáveis são leves, vivos e brilhantes.

Vata apresenta olhos pequenos, que piscam frequentemente e uma pálpebra superior caída. São características que demonstram uma certa sensação de insegurança, nervosismo, ansiedade e medo. Geralmente são pretos ou castanhos

Pitta geralmente possui olhos resplandecentes e sensíveis à luz, pois apresentam geralmente cores claras como o verde ou cor de mel. A esclerótida tem tendência a ser avermelhada. 

Kapha é característico apresentar olhos grandes, com coloração azul, bonitos e atraentes.


De acordo com Ayurveda, os olhos extraem a sua energia do elemento fogo, por isso quando pitta está exacerbado desequilibra a visão e origina as desordens nos olhos.


A iridologia, é uma disciplina de diagnóstico, que analisa o olho de forma muito aprofundada e a um nível interno, avaliando a íris, a pupila e a esclerótica, bem como os sinais nelas presentes. Nesta abordagem do diagnóstico pelos olhos vou incidir mais na observação exterior, ou seja, na sua aparência geral (forma, tamanho, ângulo formado).

Indicação de personalidade
Um dos primeiros aspectos que observamos nos olhos é o seu tamanho.

Assim, olhos pequenos estão associados a pessoas com carácter determinado e com bastante energia física disponível.

Olhos grandes revelam características de sensibilidade, delicadeza e estão associados a pessoas com uma boa capacidade estética e artística.

Os olhos muito grandes podem estar associados a um carácter demasiado nervoso, hipersensível e irritável.


O espaço entre os olhos é também um importante factor na avaliação da constituição do paciente. Assim, considera-se que o mais equilibrado é poder caber um olho entres os outros dois, caso isto não aconteça diz-se que o espaço ou é curto ou é grande.
O espaço curto está associado a pessoas com grande capacidade de decisão e orientação, encontra-se com frequência em cientistas, matemáticos e informáticos. Está associado a órgãos internos e reflexos mais fortes, assim como a sentidos mais apurados.

O espaço grande associa-se a personalidades mais gentis e simpáticas, com interesses em arte, filosofia e espiritualidade.

Um espaço muito grande mostra uma tendência para separação, dificuldade em manter-se com alguém durante muito tempo ou realizar a mesma actividade continuamente. Está geralmente associado a órgãos internos reflexos mais fracos.

No que se refere à inclinação do olho temos:
Aqueles olhos que se inclinam para cima mostram a capacidade de pensar de forma clara, com bom raciocínio e um carácter assertivo. São associados a um carácter mais individualista, com uma certa dificuldade em se relacionar com os outros.

Os olhos que se inclinam para baixo revelam um carácter mais gentil e condescendente, são geralmente bons trabalhadores em equipa, conseguindo relacionar-se facilmente com as pessoa, sendo que têm uma certa dificuldade em dizer não.




A direcção para a qual a íris está voltada pode alertar-nos para alguns desequilíbrios. São eles:
 - Íris para os lados – crise de asma
 - Íris voltada para o centro da face – hemorragia cerebral
 - Íris de um olho só, voltada para a lateral – diabetes



Sombracelhas
As sobrancelhas à primeira vista, comparadas com os outros órgãos presentes no rosto parecem não ter grande importância fisiológia, no entanto, sem elas não conseguiriamos ver tão bem, pois estas impedem que o suor da testa se misture com a humidade dos olhos. Além disso têm um valor estético, e nos dias de hoje podemos notar isso, vendo a quantidade de pessoas que manipula a forma e cor original das suas sobrancelhas. Derivado a isto, torna-se também mais difícil fazer qualquer diagnóstico através deste elemento.

Nos casos em que não haja alteração das características das sobrancelhas podemos observar o seguinte:
 - Sobrancelhas ralas indicam-nos pessoas com tendência a prisão de ventre crónica;
 - Sobrancelhas muito próximas – pessoas nervosas
 - Sobrancelhas altas estão associadas a pessoas com inteligência nata; pelo contrário, sobrancelhas baixas indicam-nos pessoas com dificuldade na aprendizagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário