quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A importância dos Sub-Doshas no Diagnóstico


Numa consulta de ayurveda o terapeuta deve primeiramente descobrir a que biótipo o paciente pertence. De seguida vai usar uma série de técnicas para chegar a um diagnóstico mais preciso. Uma dessas ténias é a leitura do pulso (Nadi Pariksha).

O terapeuta com sua mão direita posiciona os dedos indicador, médio e anular no pulso (esquerdo se for mulher e direito se for homem) do paciente para perceber como se comporta o canal subtil (nadi) por onde circula a força vital. Neste local, a leitura dos doshas e SubDoshas é realizada.

No dedo indicador percebe-se como se comportam os elementos éter e ar (Vata), relacionados organicamente com as funções nervosas, com a mente, emoções, percepção e todos os locais de predominância vata em nosso corpo como o intestino grosso, coração, cólon, ossos, pele etc. No dedo médio percebe-se como se comporta o dosha Pitta (fogo e água) em nosso corpo assim como suas subfunções, manifestadas principalmente pelo metabolismo e localizado no sangue, intestino delgado, fígado, glândulas sebáceas, visão, inteligência, etc. No dedo anular percebe-se o dosha Kapha (água e terra) relacionado com a estrutura do nosso corpo e encontrado principalmente no estômago, pulmão, plasma, linfa, pâncreas, músculos, fluidos corporais etc.

Pulso Vata: relacionado com o movimento rápido de uma serpente, desliza pelo dedo sendo rápido, irregular, de onda fina e amplitude baixa, escorregando por baixo do dedo.

Pulso Pitta: percebido no dedo médio, este pulso é relacionado com o pulo de uma rã: de amplitude grande e duração curta e frequência alta, esta onda é percebida como um soco na ponta do dedo e, devido a sua intensidade pode invadir as regiões Vata e Kapha.

Pulso Kapha: assemelha-se com o movimento de um cisne, de onda lenta, gorda e com grande amplitude, é um pulso mais difícil de ser percebido pois geralmente é mais profundo.


Os SubDoshas de vata Pitta e kapha são a base da pulsologia: a imagem abaixo é um esquema dos SubDoshas e o que pode ser percebido em cada dedo


A técnica da pulsologia
envolve uma sequência de movimentos que o terapeuta realiza, como mudança lenta ou rápida da profundidade dos dedos, por exemplo: o pulso mais superficial é relacionado ao dosha que está em maior proporção no momento, experimente observar isso ao meio-dia, quando estamos com fome e a energia Pitta é predominante, o pulso estará intenso e fácil de ser percebido.

O pulso obedece ainda, os horários dos doshas em nosso corpo e na natureza por isso, o melhor horário para determinar seu Prakritti ou constituição original é pouco antes do nascer do sol, quando ainda estamos deitados e relativamente protegidos de influências externas.


Conclusão

Ao longo deste trabalho falei dos doshas e dos respectivos SubDoshas o que me permitiu perceber a sua importância no diagnóstico e tratamento.
Cada pessoa tem a sua constituição específica e os desequilíbrios podem dar origem a doença. Mas como os doshas não são estanques mas sim humores em constante movimento nem sempre á fácil de perceber onde se encontra o desequilíbrio que dá origem à patologia. Os SubDoshas, uma vez que estão localizados em partes específicas do corpo e a seu desequilíbrio dá origem a sintomas mais específicos, permitem a realização de um diagnóstico muito mais preciso levando consequentemente a um tratamento mais eficaz.
Sendo assim o terapeuta deve começar por perceber qual o dosha a que a pessoa pertence e depois através do diagnóstico do pulso perceber qual o SubDosha que se encontra desregulado. E nesse caso o tratamento será específico para aquele SubDosha independentemente da constituição da pessoa, uma vez que uma pessoa Pitta pode ter um desequilíbrio num SubDosha de kapha, e é esse que deve ser tratado para que o tratamento seja eficaz.
Respondendo à questão colocada inicialmente:
Qual a importância dos SubDoshas no diagnóstico?   
Os SubDoshas permitem ao terapeuta determinar em que ponto exacto do corpo há um desequilíbrio e tratá-lo com terapias especificas para o SubDosha em questão e regulando também o dosha de origem da pessoa obtendo assim uma grande eficácia no seu tratamento.
Se não se realizar a avaliação dos SubDoshas e se tratar apenas o dosha da pessoa os resultados não serão tão expressivos pelas razões já mencionadas atrás.

Sem comentários:

Enviar um comentário