quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Diagnóstico da Língua - Introdução


O “Diagnóstico” por definição significa conhecimento sobre algo, descrição minuciosa de, é ainda considerada uma arte por muitos povos. Existem diversas formas de diagnóstico atraves o mundo, cada um tendo a sua particularidade e a sua origem. Na medicina Ayurvédica, os metodos de diagnosticos são vários, complexos e usados há milhares de anos pelo povo indiano.
  O diagnóstico passa pela observação das formas e da cor do paciente, pela escuta afim de distinguir mudanças de voz, pelo interrogatório afim de obter informações sobre o paciente. A medicina Ayurvédica compreende vários diagnósticos do quais o exame físico geral do corpo (akruti), exame táctil (sparsha pariksha), atraves do pulso (nadi pariksha), da fala (shabda), dos olhos (druga pariksha), da urina (mutra), das fezes (mala), dos lábios, das unhas e  finalmente da língua (jihva pariksha) que será o pilar desse trabalho.
Será explorado a anatomia da língua, o porquê dos órgãos manifestaram através ela e ainda, os sintomas patológicos e como interpreta-los.
 No entanto,a filosofia holística e o conceito de saúde na medicina Ayurvédica são fundamentos importantes para a compreensão dos diagnósticos e o tratamento escolhido pelo médico Ayurvédico, em que a causa da doença não é só exterior ao individuo (alimentação, estações, poluição, higiene, etc.) mas também interior (doshas - Vata, Pitta, Kapha). 

Carole Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário